Ações ocorrem no Museu de Arte de Goiânia (MAG), localizado no Bosque dos Buritis; e no Museu Frei Confaloni, na Antiga Estação Ferroviária
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), comemora o Dia Nacional da Cultura, celebrado nesta terça-feira, (5/11), com três novas exposições. O Museu de Arte de Goiânia abre hoje, às 19h30, a exposição de pinturas e aquarelas “Muito prazer, Robin MacGregor”, do artista plástico PX Silveira, que representa nas obras a história e vida do lorde inglês que viveu na Cidade de Goiás nos anos 70.
Já no Museu Frei Confaloni estão abertas as exposições “Clube de Desenho CEPMG Vasco dos Reis”, com obras de temas livres dos alunos do Colégio Militar; e a exposição “Em busca de Formas Significantes”, do artista plástico Flávio Mendes (Kiko), brasileiro, que atualmente reside na França. Em suas obras ele retrata a cultura e a música brasileira por meio de dois temas: “mulher” e “cidades”. As exposições estão abertas à visitação de terça-feira a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h; sábados, domingos e feriados das 8h às 18h.
Dia Nacional da Cultura
O dia 5 de novembro foi escolhido como o Dia Nacional da Cultura em homenagem a Rui Barbosa, jurista, jornalista, político, diplomata, ensaísta e orador. Nascido em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849, Rui Barbosa desempenhou importante papel político e cultural no Brasil. Foi autor de várias obras literárias e membro fundador da Academia Brasileira de Letras.
“Um dia muito importante para nós, visto que a Cultura goianiense tem se destacado por vários motivos. Na nossa gestão a cultura ocupou espaços e promoveu eventos que antes estavam adormecidos. Criamos programas e projetos que valorizam e incentivam artistas a produzirem e lucrarem com seus múltiplos talentos. Portanto, Goiânia vive e pulsa Cultura de forma muito positiva. Que nossa cidade siga em busca de melhorias para a área cultural”, afirma o prefeito Rogério.
Por: Redação
Foto: Secult