Encontro propõe debater as violências nas relações étnico-raciais, de gênero, contra as mulheres e as crianças e o direito à cidade a partir de um olhar crítico sobre a ocupação do espaço urbano e dos direitos fundamentais
A Conselho Regional de Psicologia da 9ª Região – Goiás (CRP09), com o apoio da Universidade Federal de Goiás (UFG), realizará nos dias 18 e 19 de novembro o Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos: Construindo Caminhos para o Enfrentamento das Violências, no Auditório da Faculdade de Odontologia da UFG, em Goiânia. O evento propõe discutir as intersecções entre a Psicologia e os Direitos Humanos no contexto do enfrentamento das violências, as formas possíveis de oferecer subsídios para a compreensão e a transformação de realidades marcadas pela violência a partir do respeito à dignidade humana e a construção de uma sociedade mais justas e equitativa.
Especialistas nas áreas de Psicologia, Direitos Humanos, Saúde, Assistência Social, autoridades das áreas da Segurança Pública, Justiça, entre outras, irão debater os processos psicológicos envolvidos na perpetuação da violência e as formas de desenvolver estratégias e políticas públicas mais eficazes de prevenção e intervenção. O Seminário também busca destacar a importância da promoção da saúde mental e como a violência impacta significativamente na saúde mental das pessoas. O encontro também pretende propor formas de construção de políticas públicas eficazes para o enfrentamento da violência, desafio que exige a articulação de diferentes áreas do conhecimento e das autoridades constituídas.
A psicóloga Lidiana Peres, Conselheira Presidenta da Comissão Permanente de Direitos Humanos do CRP09, explica que o objetivo do Seminário é promover uma mobilização social e incentivar reflexões, ampliando a conscientização acerca dessas temáticas e também fortalecer a categoria das(os) Psicólogas(os). “A deia é ampliar a visibilidade dessas questões de abusos e violações de direito. Buscamos também promover a união de grupos de saberes científicos e culturais, além de influenciar politicamente nossa sociedade e lutarmos para que sejam criadas políticas públicas que sejam capazes de garantir os direitos de todas as pessoas”, ressalta.
O encontro também visa ampliar o debate sobre as violências nas relações étnico-raciais, as violências de gênero, as violências contra as mulheres e as crianças e o direito à cidade a partir de um olhar crítico sobre a ocupação do espaço urbano e ao direito de todos os cidadãos de ter acesso a uma vida urbana plena e digna. A programação do Seminário a Exposição “Direitos Humanos e Psicologia: Expressões e Práticas” irá apresentar relatos de experiência de Psicólogos(as), estudantes e movimentos sociais nas modalidades “Expressões Artísticas” e “Práticas em Psicologia”, um espaço de diálogo e reflexão sobre temas essenciais para os Direitos Humanos, como a liberdade, a justiça, a diversidade, a inclusão e o respeito. Serão selecionados 10 trabalhos para cada modalidade que poderão ser enviados até o dia 12 de novembro.
A programação completa do evento, as inscrições e as regras para o envio dos trabalhos estão disponíveis no site do CRP09, endereço eletrônico www.crp09.org.br. Participe!
Serviço
O quê? Seminário Goiano de Psicologia e Direitos Humanos: Construindo Caminhos para o Enfrentamento das Violências
Quando? 18/11, a partir das 18h30 e 19/11, das 8h às 18h
Onde? Auditório da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizada na Avenida Universitária (Praça Universitária), esquina com 1ª Avenida, S./Nº, Setor Leste Universitário, em Goiânia-GO.
Contato? Assessoria de Comunicação CRP09 – (62) 9-9110-5333
Por: Redação
Foto: Arte/Divulgação