Por: Redação
Foto Destaque: Reprodução
A novela “Tieta”, que é original de 1989, está de volta a TV Globo na faixa da tarde da emissora carioca. Contando com um elenco cheio de estrelas, o folhetim de Aguinaldo Silva foi um sucesso na época e também nas exibições no Canal Viva. Porém, 35 anos depois, muitos atores já não estão mais vivos. Confira alguns da lista!
Yoná Magalhães
Yoná interpretou Tonha, que era segunda esposa de Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos). Um dos grandes nomes da teledramaturgia nos 60, 70 e 80, ela veio a falecer em 2015. Na época, a artista tinha 80 anos e foi submetida a uma cirurgia para corrigir uma insuficiência cardíaca, mas não resistiu.
Marcos Paulo
Figura carimbada nas telinhas, Marcos Paulo interpretou Arturzinho na segunda fase da novela. Além de ator, ele também era diretor. Em 2011, foi diagnosticado com um câncer de esôfago e morreu de uma embolia pulmonar, em 2012.
Sebastião Vasconcelos
Sebastião interpretou o pai de Tieta, Zé Esteves. Sempre foi um rosto conhecido nas novelas. De acordo com Vilma Guisser, em entrevista ao UOl em 2013, o ator entrou em depressão quando foi demitido da Globo. Ele acabou morrendo naquele ano, por conta de um choque séptico.
Françoise Forton
Françoise interpretou Helena na novela. Figura frequente nas novelas dos anos 70 e 80, em 1989 ela teve um câncer de útero e que acabou deixando problemas psicológicos irreversíveis. Ela morreu em janeiro de 2022 devido a um outro câncer que não foi revelado.
Armando Bógus
Armando Bógus fez Modesto Pires, o homem mais rico da cidade da novela, Santana do Agreste. Ele teve uma carreira diversa na televisão. O ator morreu em 1993, devido a uma leucemia, aos 63 anos.
Cláudia Magno
Cláudia Magno estava no auge quando morreu apenas aos 35 anos, em 1993. Ela interpretou Silvana Pitombo em Tieta e faleceu no Rio de Janeiro (RJ), enquanto gravava “Sonho Meu”. Ela teve uma insuficiência respiratória aguda, algo em decorrência da AIDS.
Paulo José
Além de ator, Paulo José foi diretor de novelas e teatro e roteirista. Ele deu vida a Gladstone em Tieta. Paulo morreu em 2021, aos 84 anos, por conta de uma pneumonia.
Miriam Pires
Miriam interpretou Dona Milu em Tieta. Conhecida pelas novelas e teatro desde a década de 1940, ela fez diversos trabalhos na TV e morreu em 2004. A atriz foi vítima de uma toxoplasmose que atingiu o cérebro. Na época, ela estava gravando “Senhora do Destino”, também de Aguinaldo Silva.
Elias Gleizer
Elias era filho de judeus poloneses que decidiram sair da Europa. Músico na juventude, entrou no teatro em 1959. Ela era uma figura frequente nas novelas da TV Globo. Elias morreu após sofrer uma queda de uma escada rolante em 2015. Na ocasião, ele fraturou cinco costelas e sofreu uma perfuração no pulmão. Ele foi internado e teve uma broncopneumonia e não resistiu.