Bragantino e Fluminense garantem permanência na Série A; Atlético-MG vence confronto direto e escapa
O Athletico-PR foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro neste domingo (8), marcando um capítulo triste no ano de seu centenário. A queda foi sacramentada após derrota por 1 a 0 para o Atlético-MG no Mineirão. O gol decisivo foi anotado por Rubens, que garantiu a permanência do Galo na elite do futebol nacional.
O Furacão fechou o campeonato com 42 pontos e caiu para a 17ª posição na tabela, sendo superado pelo Bragantino, que alcançou 44 pontos após golear o Criciúma por 5 a 1.
Já o Fluminense também garantiu sua permanência na Série A com uma vitória dramática sobre o Palmeiras, no Allianz Parque, por 1 a 0. O gol de Serna selou o triunfo do Tricolor das Laranjeiras, que encerrou sua campanha com 46 pontos, na 13ª posição.
A queda no ano do centenário representa um duro golpe para o Athletico-PR, que iniciou a temporada com grandes expectativas, mas enfrentou problemas de desempenho e instabilidade técnica. O clube agora terá que reestruturar seu planejamento para disputar a Série B em 2025.
“O rebaixamento é um aprendizado doloroso, mas necessário. Voltaremos mais fortes”, disse o presidente do clube, em nota oficial.
A vitória do Atlético-MG, que chegou aos 45 pontos, foi comemorada como uma conquista. O técnico Felipão destacou o comprometimento da equipe na reta final. “A pressão era enorme, mas conseguimos superar com trabalho e união.”
O Bragantino, por sua vez, celebrou sua recuperação nas rodadas finais, coroada com a goleada sobre o Criciúma, que já estava rebaixado.
Com a definição dos rebaixados, o Brasileirão encerra uma temporada de surpresas e drama. Enquanto Athletico-PR, Criciúma, Santos e Bahia planejam suas estratégias para a Série B, equipes que lutaram até a última rodada pela permanência respiram aliviadas, mas já iniciam os ajustes para evitar novos sustos no próximo ano.
Por: Redação
Foto: Reprodução/Gilson Lobo/AGIF