Banco Central aprova resolução que traz agilidade e segurança às transações com a inclusão de QR Code nos boletos
O Banco Central (BC) aprovou, nesta quinta-feira (12), uma resolução que permitirá o pagamento de boletos utilizando o Pix, por meio de um código QR. A medida entrará em vigor no dia 3 de fevereiro, mas os emissores de boletos já podem começar a incluir o recurso de forma experimental.
Com o código QR, o pagamento será instantâneo, dispensando os prazos de compensação dos boletos tradicionais. Basta apontar o celular para o código e realizar a transação. Segundo o BC, a iniciativa busca modernizar o sistema de pagamentos no Brasil, tornando-o mais eficiente e acessível.
Além dessa funcionalidade, o Banco Central introduziu o boleto dinâmico, uma modalidade desenvolvida para garantir maior segurança nos pagamentos de títulos financeiros negociáveis, como duplicatas escriturais. Esse novo formato estará vinculado diretamente ao título registrado em sistemas digitais autorizados, evitando fraudes e garantindo que o valor chegue ao legítimo credor.
A inclusão do Pix nos boletos e a criação do boleto dinâmico representam avanços significativos para empresas, especialmente as de pequeno e médio porte. Segundo o BC, o novo modelo trará mais segurança tanto para os devedores quanto para os financiadores que adquirirem títulos.
“Com o boleto dinâmico, o pagador poderá cumprir sua obrigação de forma automática e segura, enquanto o credor receberá os valores sem precisar trocar instrumentos de pagamento”, explicou o órgão em nota oficial.
A adoção do boleto dinâmico dependerá da implementação de sistemas digitais de escrituração e registro, prevista para ocorrer em até seis meses após a homologação de ao menos um desses sistemas. Enquanto isso, a inclusão do Pix nos boletos promete revolucionar a forma de realizar pagamentos no Brasil, oferecendo mais praticidade e agilidade para consumidores e empresas.
Por: Redação
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil