A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais de Águas Lindas (17ª DRP), realizou nesta quinta-feira (12) a prisão de um homem suspeito de envolvimento no golpe conhecido como “golpe do amor” ou “golpe do falso militar americano”. O indivíduo foi detido enquanto desembarcava de um cruzeiro na cidade de Santos/SP, cumprindo um mandado de prisão preventiva.
O golpe, que já movimentou cerca de R$ 24 milhões nos últimos três anos, consiste em criminosos se passarem por militares americanos. Após ganhar a confiança das vítimas, eles solicitam grandes quantias de dinheiro, alegando serem necessárias para pagar taxas alfandegárias de supostos presentes enviados do exterior.
As investigações começaram em março de 2023, após uma vítima de Águas Lindas/GO denunciar o esquema. Na primeira fase da Operação Smith, realizada em julho de 2023, a polícia prendeu um nigeriano e um brasileiro em São Paulo/GO.
A segunda fase da operação, concluída hoje, resultou na prisão de mais um suspeito, contra quem já haviam sido reunidos elementos de prova. O inquérito policial foi encaminhado ao Judiciário, e o suspeito pode responder por estelionato qualificado e lavagem de capitais, crimes que somam uma pena de até 18 anos de prisão.
A PCGO reforça o alerta para que a população fique atenta a mensagens de desconhecidos, especialmente aquelas que prometem presentes ou vantagens financeiras em troca de pagamentos. A operação demonstra o comprometimento da polícia no combate a crimes de estelionato, que continuam a fazer vítimas em todo o Brasil.
Ver esta publicação no Instagram
Por: Tatiane Braz
Foto: Divulgação/PCGO