Operação Linha Falsa prende suspeitos e apreende provas de crimes que geraram prejuízos milionários
A Polícia Civil de Goiás (PCGO), por meio do Grupo Especial de Investigações Criminais de Jataí – 14ª DRP, desmantelou um grupo criminoso especializado em aplicar o chamado “golpe do falso número”. A ação, batizada de Operação Linha Falsa, foi deflagrada nesta terça-feira (17) e investiga crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O esquema teve início após um produtor rural de Jataí ter seu número de telefone clonado. A partir disso, os suspeitos se passaram pela vítima e pediram empréstimos a outros produtores da região. Em apenas um caso, o prejuízo chegou a R$ 350 mil.
Além disso, as investigações revelaram que as contas bancárias e telefônicas utilizadas no golpe podem estar relacionadas a fraudes em outros estados do Brasil, indicando a amplitude das operações do grupo.
Em parceria com a Polícia Civil do Mato Grosso, a PCGO cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em Cuiabá, onde os criminosos estavam baseados. Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores, documentos e outros materiais que ajudarão na identificação de novos envolvidos e na ligação do grupo com outros crimes.
As autoridades destacam que o sucesso da operação é um passo importante no combate a golpes financeiros que afetam tanto cidadãos quanto empresários. A PCGO orienta a população a redobrar os cuidados ao receber mensagens ou ligações solicitando dinheiro e a verificar diretamente a autenticidade dos pedidos antes de realizar qualquer transação.
As investigações seguem em andamento para identificar todos os membros da quadrilha e possíveis novos alvos das fraudes.
Por: Tatiane Braz
Foto: Divulgação/PCGO