Por: Redação
Foto Destaque: Reprodução
Entrou mais um ano e muita gente corre para entender o calendário do pagamento do IPVA. De acordo com o governo, os contribuintes terão até dia 15 de janeiro para aderir à parcela única, com desconto de 8%. Ainda mais, o prazo vale para os parcelamentos que, neste ano, poderão ter a mesma data para todos os finais de placa.
Dessa forma, para as placas com finais 1 e 2 será permitido o pagamento do IPVA em até nove parcelas. Já para as placas de finais 3 a 0, serão até dez parcelas. Essa mudança acontece pelo fato do Conselho Nacional de Trânsito (Cotran) definir setembro como prazo para a renovação do Licenciamento Anual dos Veículos para os automóveis com finais 1 e 2 em todo o país.
Outro ponto de mudança que ocorre em 2025 é que as datas de pagamento possuem vencimento para dia 15. Vale destacar que, neste ano, o desconto é maior que o oferecido em 2023, que era de 7%. Os valores do IPVA em relação a 2023 terão poucas diferenças, já que a tabela FIPE registra redução média de preços de 0,35% nos veículos utilizados.
Para caminhonetes e utilitários, esses poderão ter uma redução média de 3,38%; automóveis 1,76% e, por fim, os caminhões terão reajuste de 3,81%. Veículos com mais de 15 anos, que são mais de 2,4 milhões, estarão isentos do IPVA 2025. Proprietários PCD (Pessoa com Deficiência), cerca de 12 mil.
Outros que têm direito à redução do imposto pela metade são os carros populares (veículos até mil cilindradas e motocicletas até 125 cc) e descontos para participantes do programa Nota Fiscal Goiana, que variam de 5% a 10%. Assim, a frota tributável atinge 2 milhões de veículos.