Autoridades investigam o caso, que não apresenta relação com o surto de virose na Baixada Santista
Uma jovem de 29 anos, identificada como Amanda Caroline Resende de Oliveira, faleceu no último sábado (4) em Cristais Paulista (SP), cerca de uma hora após buscar atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade. Ela apresentava sintomas de vômito e diarreia, que começaram durante uma viagem ao litoral paulista.
De acordo com informações da prefeitura, Amanda retornou à cidade e estava em uma chácara antes de se dirigir à UPA, onde deu entrada às 8h25. Apesar do atendimento, ela não resistiu e faleceu às 9h30. O corpo foi encaminhado ao Serviço de Verificação de Óbito (SVO), e as autoridades aguardam o resultado dos exames para determinar a causa da morte. O sepultamento aconteceu no domingo (5), em Franca (SP), onde ela residia.
As autoridades informaram que não há evidências que liguem o caso ao surto de virose que tem atingido a Baixada Santista. Na região litorânea, unidades de saúde estão sobrecarregadas com pacientes apresentando sintomas semelhantes, atribuídos possivelmente à contaminação do mar por esgoto.
Surto de virose no litoral paulista
O surto na Baixada Santista preocupa as autoridades, com mais de 2 mil atendimentos médicos em cidades como Santos e Guarujá apenas em dezembro. Apesar disso, a Sabesp negou falhas na rede de esgoto, e amostras da água da Praia da Enseada foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para análise.
Enquanto o caso de Amanda permanece em investigação, especialistas reforçam a importância de medidas preventivas em locais afetados por possíveis problemas sanitários, como evitar o consumo de alimentos e água de origem duvidosa e optar por praias com boa qualidade de balneabilidade.
Por: Redação
Foto: Reprodução/Google Street View