Ação atende à determinação do prefeito Sandro Mabel e visa garantir uma cidade mais limpa e ordenada para os goianienses. Prática configura crime ambiental
Em atenção à determinação do prefeito Sandro Mabel, agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Goiânia realizaram, nesta quarta-feira (8/1), patrulhamento para coibir o descarte irregular no município. A ação resultou na autuação de um suspeito em flagrante nesta tarde.
De acordo com a GCM, a ação integra uma série de esforços da Prefeitura de Goiânia para limpar a cidade, que inclui ainda a realização de mutirões nestes 100 primeiros dias de gestão. Para o presidente e comandante da GCM, Gustavo Toledo, a ação desta quarta-feira “resguarda o meio ambiente e evita transtornos para a população”.
O suspeito flagrado por agentes da Coordenadoria de Guarda Ambiental em patrulhamento na região do Parque Amazonia realizava o descarte de entulhos em uma área pública. Após abordagem, os agentes acionaram a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), via telefone 153, que aplicou multa no valor de R$ 5 mil. Em seguida, o homem foi conduzido à Central de Flagrantes para autuação por crime ambiental (artigo 54).
A prefeitura alerta a população sobre a importância da contribuição com denúncias de descartes irregulares e a conscientização sobre os danos ambientais e à saúde pública dessa prática, uma vez que esses resíduos também contribuem com a proliferação de doenças como dengue, zika e chikungunya, associadas a focos do mosquito transmissor em resíduos e materiais acumulados.
Por: Redação
Foto: GCM