Prefeito destaca que recursos serão utilizados em reparos e melhorias, garantindo atendimento com qualidade nas escolas e Cmeis da Rede Municipal de Educação
O prefeito Sandro Mabel repassou, nesta sexta-feira (10/1), R$ 19 milhões para 341 unidades escolares municipais. O recurso, proveniente do tesouro municipal, será utilizado em reparos estruturais e na aquisição de materiais necessários ao início do ano letivo. O evento, realizado na Câmara Municipal de Goiânia, foi marcado pelo repasse simbólico a cinco instituições.
“A educação é um dos meus compromissos e minha maior paixão. Por isso, estamos felizes em poder repassar esse dinheiro agora, logo no começo, para que os diretores possam fazer esse trabalho inicial nas escolas e começar o ano letivo com unidades arrumadinhas, sem faltar uma torneira ou com vasos quebrados. São reparos que vão dar uma condição melhor para nossas escolas”, destacou o prefeito.
Entre as ações previstas estão reparos elétricos e hidráulicos, revisão de telhados, capina, poda e aquisição de materiais de consumo, como colchonetes, produtos de limpeza e materiais pedagógicos. Os valores são distribuídos de acordo com o número de alunos, com cerca de R$ 3,99 por criança, sendo que algumas unidades recebem valores extras mediante necessidade comprovada.
A diretora Larissa Moreira, da Escola Municipal de Tempo Integral Maria Araújo de Freitas, falou sobre a utilização dos valores, que são destinados diretamente aos conselhos escolares e gestores das unidades da Rede Municipal de Educação (RME). “Vamos utilizar esse dinheiro para consertar o telhado, a parte hidráulica e elétrica e também os banheiros. Vai fazer a diferença na nossa comunidade escolar”, assinalou.
No evento, a secretária municipal de Educação, Giselle Faria, frisou que as unidades escolares municipais precisam começar a funcionar no dia 20. “Tem goteira no telhado, falta material de expediente, temos escolas que estão em uma fase crítica para começar o ano, e para essas escolas nós estamos mandando um valor maior”, apontou a secretária. “Isso nunca aconteceu; o diretor sempre começou o ano sem dinheiro, sem servidor, e nós, lá da secretaria, por determinação do prefeito, já vamos começar dando esse suporte”, concluiu.
Representando a Câmara Municipal de Goiânia, o decano Anselmo Pereira classificou a iniciativa como um “ato de gestão perfeito”. Segundo o vereador, Mabel confia e delega às diretoras a função de melhor administrar. “E, ao mesmo tempo, aplica R$ 19 milhões na economia local. Ou seja, é uma das medidas mais eficientes e, ao meu entender, chega na hora exata, em que as escolas precisam de uma receita para desenvolver as suas atividades”, finalizou.
Por: Redação
Foto: Alex Malheiro