Cidadão pode se cadastrar para receber mensagens via celular, WhatsApp e Telegram; números para socorro são: 153 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 192 (Samu)
A Prefeitura de Goiânia, por meio do Gabinete de Crise Climática, divulga as primeiras medidas preventivas em caso de chuvas intensas para garantir a segurança da população. Já está disponível o cadastramento gratuito para recebimento de avisos e alertas sobre riscos de desastres ou eventos adversos, em caso de temporais.
Para receber avisos e alertas de desastres, a Defesa Civil divulgou os seguintes canais: Telegram (Defesa Civil Alertas), SMS (40199) e WhatsApp +55 (61) 2034-4611. Os números para contato são: 153 (Defesa Civil), 193 (Bombeiros), 190 (Polícia Militar) e 192 (Samu).
O cidadão interessado em se cadastrar deve enviar um SMS com seu CEP para o número 40199. Em seguida, receberá uma mensagem informando que o cadastro foi realizado com sucesso. Além do cadastro por SMS, como reforço, a pessoa também pode usar aplicativos como o WhatsApp e o Telegram para receber alertas da Defesa Civil.
Para o caso do WhatsApp, é necessário cadastrar o telefone (61) 2034-4611, seguir os passos das mensagens recebidas e, em seguida, enviar um “oi” para o robô. Com a primeira interação, o cidadão poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse. A partir daí, já será possível receber mensagens da Defesa Civil.
Quanto ao Telegram, é preciso procurar o contato da Defesa Civil Alerta e seguir os mesmos passos do WhatsApp. Dessa forma, a população receberá avisos e alertas sobre perigos ao transitar em regiões onde há ocorrência de desastres, como tempestades, inundações ou pontos de alagamento, além de dicas de proteção e rotas de evacuação para quem for surpreendido por temporais.
A Defesa Civil orienta o cidadão a ficar atento às mensagens e notificações recebidas no celular, tanto para quem vai permanecer em casa quanto para quem planeja se deslocar durante temporais. O prefeito Sandro Mabel pede à população que evite sair de casa durante as chuvas e, caso já esteja transitando pela cidade, procure um abrigo seguro até a chuva passar, para evitar locais com registros de inundação.
Para a Prefeitura de Goiânia, os avisos e alertas colocados à disposição do cidadão, por meio de mensagens, são uma ferramenta importante, pois orientam a população sobre como se comportar durante chuvas fortes, evitando pontos de alagamento, trânsito intenso e promovendo medidas de precaução, como permanecer em casa.
Ações conjuntas
Nos últimos dias, Goiânia tem registrado um grande volume de precipitação, que chega a até 50 mm por hora em curto período de tempo, com rajadas de vento de até 80 km/h. Diante desses eventos climáticos, Sandro Mabel decidiu criar, na quarta-feira (15/1), em reunião no Paço, um gabinete de crise para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, bem como prevenir e mitigar os danos provocados pelas fortes chuvas.
De acordo com a Secretaria Municipal da Casa Civil, trata-se de uma medida de urgência e necessária, que permitirá ações conjuntas do Poder Executivo do Estado de Goiás e do Poder Executivo do Município de Goiânia. Diversos órgãos e entidades da administração pública municipal, com algumas de suas unidades administrativas, bem como órgãos e instituições estaduais, envidarão todos os esforços necessários em prol da segurança e saúde da população goianiense, afetada por severos eventos climáticos, como inundações e queimadas.
Participam do gabinete, da parte do município de Goiânia, a Defesa Civil Municipal, Guarda Civil Metropolitana (GCM), Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Saúde e Comunicação.
Durante a reunião no Paço, ficou definido que o gabinete funcionará na sede da Defesa Civil do Estado de Goiás, ao lado do Estádio Serra Dourada, local que já conta com monitoramento das condições climáticas e para deflagrar medidas de socorro, quando necessário. O foco inicial será atender emergências nos próximos dias, diante dos alertas de chuvas volumosas em Goiânia. A etapa seguinte prevê soluções definitivas, como a execução de obras de drenagem em pontos de alagamento.
Alerta de chuvas
Diante de alertas do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), com previsão de pancadas de chuva e nebulosidade para os próximos dias, em Goiânia, o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Robledo Mendonça, destaca a importância de o cidadão ficar atento aos avisos meteorológicos e tomar medidas preventivas para garantir sua segurança.
O reforço agora inclui o cadastramento do cidadão, incrementado pela Defesa Civil da capital, para que passe a receber mensagens via SMS, WhatsApp e Telegram. “É fundamental, nesse período de chuvas e ventos fortes, que os moradores evitem áreas alagadas e não estacionem debaixo de árvores. A orientação é permanecer em locais seguros durante tempestades e nunca enfrentar áreas inundadas”, orienta Robledo Mendonça, reforçando que os serviços de alerta são aliados na prevenção e redução dos efeitos de desastres naturais.
A Defesa Civil Municipal tem orientado a população sobre cuidados durante temporais, enquanto dá continuidade aos trabalhos preventivos, com atendimento de emergências e acompanhamento das áreas de risco. “Só conseguiremos vencer os desafios das mudanças climáticas com união e esforço de todos. A Prefeitura de Goiânia está empenhada em resguardar as vidas dos cidadãos, mas o cidadão precisa ter autocuidado e não se colocar em risco”, conclui Robledo.
Passo a passo para cadastramento
Por SMS
– Enviar um SMS para o número 40199;
– Digitar o CEP do endereço desejado;
– Confirmar o cadastro enviando a palavra “Consultar”.
Pelo WhatsApp
– Abrir o aplicativo;
– Enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611;
– Aceitar os termos de uso para cadastro;
– Informar CEP, nome da cidade ou compartilhar localização;
– Confirmar a localização;
– Verificar se há alertas ativos na região.
Pelo Telegram
– Acessar Defesa Civil Alerta;
– Compartilhar localização para receber alertas;
– Para consultar outros locais, selecionar “ver regiões com alertas”;
– Para mais informações, acessar “detalhes”.
Por: Redação
Fotos: Defesa Civil