Inundações e deslizamentos atingem várias cidades; bombeiros continuam com os resgates e apoio às vítimas
As intensas chuvas que atingem Santa Catarina desde a quinta-feira (16) já resultaram em mais de 780 desabrigados e uma morte em Governador Celso Ramos. Pelo menos nove cidades do estado, incluindo Florianópolis e Balneário Camboriú, declararam situação de emergência devido aos estragos causados pelas precipitações.
O Corpo de Bombeiros registrou mais de 360 ocorrências em 27 municípios, com destaque para o resgate de mais de 2.000 pessoas isoladas devido ao alagamento das áreas. Em Governador Celso Ramos, um pescador de 72 anos morreu afogado após ser arrastado pela correnteza enquanto tentava proteger sua embarcação.
Em Biguaçu, o volume de chuvas foi tão intenso que causou deslizamentos e uma enorme cratera na BR-101. Além disso, parte de um quartel do Corpo de Bombeiros foi destruída pelas águas. Em Florianópolis, duas pessoas ficaram feridas quando um muro desabou, e vários moradores foram resgatados de veículos ilhados.
Balneário Camboriú está em alerta máximo devido a deslizamentos, com 42 pontos de risco mapeados. Vídeos mostram ruas alagadas e áreas de lazer e comércio submersas. A cidade conta com o auxílio de municípios vizinhos para a remoção de lama e destruição causada pela chuva.
A previsão para os próximos dias indica que as chuvas devem diminuir gradualmente, dando espaço para o sol e temperaturas mais altas no fim de semana, com possibilidade de pancadas típicas de verão.
Por: Tatiane Braz
Foto: Prefeitura/Divulgação