Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
Programa de seleção dá oportunidades de vagas em instituições de ensino superior para candidatos do Enem
O Ministério da Educação abriu, nesta sexta-feira (17), as inscrições do SISU para candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Assim, a seleção aberta até o dia 21 de janeiro, os interessados podem utilizar suas notas para concorrer a vagas ofertas em instituições públicas de ensino superior, como universidades institutos federais.
Com a inscrição gratuita, o candidato deve acessar o Portal Único do Acesso ao Ensino Superior, seguindo o cronograma oficial e os critérios para seleção. De acordo com o MEC, serão ofertadas 261.779 vagas em instituições públicas de ensino superior de todo país. Ainda mais, sendo que 68 mil dessas vagas serão para estudantes que querem ingressar em licenciaturas, público-alvo do Pé-de-Meia Licenciaturas.
Vale destacar que essa é uma iniciativa do programa Mais Professores para o Brasil. Assim, o programa vai ofertar mais de 12 mil bolsas a candidatos com nota igual ou superior a 650 pontos no Enem que se matricularem em um curso presencial de licenciatura.
Como se inscrever no SISU?
Inscrição – Para se inscrever, o candidato deve ter ensino médio completo, ter participado da edição de 2024 do Enem e não ter zerado a redação.
Confira um passo a passo de como realizar a inscrição:
- 1° passo: acesse a página do Sisu, clique em “fazer inscrição”. Assim, entre com seu perfil do gov.br ou realize seu cadastro.
- 2° passo: confirme os dados de contato e preencha o perfil socioeconômico para Lei de Cotas.
- 3° passo: escolha até duas opções de cursos. Nesta etapa, é possível pesquisar vagas pelo nome do município, da instituição ou do curso, além de ter acesso a detalhes e modalidades disponíveis.
- 4° passo: confira e confirme os dados do curso e da modalidade escolhidos.
- 5° passo: após confirmar a inscrição, o candidato será encaminhado para a tela “minha inscrição”. Dessa forma, estarão disponíveis informações sobre a opção escolhida, como a classificação parcial.
Mais informações sobre o SISU
Vale destacar que são previstas reservas de vagas, segundo os critérios atualizados da Lei de Cotas. O objetivo é beneficiar, sem distorções, os candidatos demandantes de política afirmativa para acesso ao ensino superior. Dessa forma, essas vagas será indicadas para estudantes de escolas públicas, de baixa renda, com deficiência, pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
Sobre as etapas, neste ano teremos apenas uma etapa de inscrições. “Com isso, os inscritos podem disputar as vagas ofertadas para o ano inteiro, participando da seleção uma única vez. Assim, a chamada regular está prevista para 26 de janeiro”, explica o MEC.
Por outro lado, o candidato que não for selecionado na chamada regular poderá manifestar interesse em participar da lista de espera no período de 26 a 31 de janeiro, também pelo Portal Acesso Único.