Acidente nos Pirineus Aragoneses mobiliza grande operação de resgate; falha técnica é investigada
Na manhã deste sábado (18), um acidente envolvendo um teleférico na estação de esqui de Astún, nos Pirineus Aragoneses, resultou em 30 pessoas feridas. Quatro delas estão em estado grave e foram levadas a hospitais por helicóptero, enquanto outras seis receberam atendimento médico na região. As demais vítimas foram liberadas após avaliação no local.
Autoridades locais informaram que o acidente ocorreu devido a uma falha na polia de retorno do teleférico, o que fez o cabo perder tensão. Isso resultou na queda de várias cadeiras e deixou outras penduradas, exigindo resgates cuidadosos.
“Foi tudo muito rápido. A cadeira caiu e fomos jogados contra o chão. Estamos com dores, mas vimos pessoas que se machucaram gravemente”, uma das passageiras María Moreno, contou à TVE. Outro passageiro descreveu o momento como caótico: “As cadeiras despencavam, e as pessoas eram arremessadas.”
Uma grande operação de resgate foi montada, envolvendo cinco helicópteros, quinze ambulâncias e um hospital de campanha. O presidente regional de Aragão, Jorge Azcón, destacou o empenho das equipes de resgate e informou que as operações foram concluídas com sucesso, resgatando todas as pessoas envolvidas.
O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez, manifestou apoio às vítimas e garantiu que a situação está sendo tratada com prioridade. “É uma tragédia que demanda solidariedade e ação imediata. Estamos à disposição para apoiar as famílias e as autoridades locais”, afirmou em suas redes sociais.
A estação de esqui permanece fechada enquanto as investigações para apurar as causas do acidente continuam.
Por: Redação
Foto: Reprodução/Redes Sociais