Ex-presidente é impedido de ir aos EUA devido a investigações sobre tentativa de golpe em 2022
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou as redes sociais nesta segunda-feira (20) para parabenizar Donald Trump pela posse como presidente dos Estados Unidos. Em um vídeo publicado em seu perfil oficial, Bolsonaro exaltou o retorno do republicano ao poder e fez alusão a uma possível candidatura em 2026, apesar de estar inelegível.
“A luta precede a vitória”, afirma a narração do vídeo, que também relembra o atentado a tiros sofrido por Trump durante a campanha de 2024. Imagens dos dois líderes juntos são intercaladas com mensagens de apoio ao governo americano e promessas de “recomeço” no Brasil.
No encerramento do vídeo, uma mensagem direta de Bolsonaro: “Parabéns pela posse, presidente Trump! Para nós, 2026 é logo ali”.
Impedimento judicial
Bolsonaro não pôde comparecer à cerimônia de posse de Trump. Na última quinta-feira (16), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, negou a devolução do passaporte do ex-presidente, retido desde fevereiro de 2024. A decisão foi motivada pelas investigações sobre a suposta participação de Bolsonaro em um plano de golpe no final de 2022.
Segundo Moraes, não houve mudanças que justificassem o retorno do documento, apontando ainda o risco de fuga do ex-presidente. “O cenário que fundamentou a proibição para se ausentar do país continua a indicar a possibilidade de tentativa de evasão do indiciado Jair Messias Bolsonaro”, escreveu o ministro.
Repercussões e apoio familiar
No mesmo contexto, Eduardo Bolsonaro, deputado federal e filho do ex-presidente, atacou o governo Lula em redes sociais, chamando-o de “covarde” por recuar em críticas a Trump. Já Michelle Bolsonaro, em apoio ao republicano, compartilhou uma citação bíblica pedindo bênçãos ao novo governo dos Estados Unidos.
A publicação de Bolsonaro reforça seu alinhamento com Trump e sinaliza seu desejo de retomar protagonismo político no Brasil, mesmo diante de barreiras judiciais que comprometem seus planos para 2026.
Por: Lucas Reis
Foto: Alan Santos/Planalto