Candidatos têm até as 23h59 para se inscrever gratuitamente pelo site oficial; confira os próximos passos
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) se encerram nesta terça-feira (21). Com início na última sexta-feira (17), o processo permite que estudantes concorram a vagas em instituições públicas de ensino superior utilizando as notas do Enem. O cadastro é gratuito e deve ser realizado exclusivamente online até as 23h59.
De acordo com o cronograma do Ministério da Educação (MEC), o resultado da chamada regular será divulgado no dia 26 de janeiro. Os candidatos aprovados deverão efetuar a matrícula entre os dias 27 e 31 de janeiro. Aqueles que não forem selecionados poderão se inscrever na lista de espera no mesmo período.
O sistema utiliza as médias obtidas no Enem, cruzando-as com a oferta de vagas, as opções de curso escolhidas pelos candidatos e os critérios de concorrência, incluindo a reserva de vagas prevista pela Lei de Cotas.
Para se inscrever, o candidato precisa acessar o sistema com login e senha vinculados à plataforma gov.br. As notas do Enem são carregadas automaticamente, e o estudante pode selecionar até duas opções de curso. É permitido alterar essas escolhas durante o período de inscrição, sendo considerada válida a última modificação realizada.
Podem participar do Sisu os estudantes que realizaram o Enem 2024, obtiveram nota maior que zero na redação e não se inscreveram como treineiros. Quem não for selecionado em nenhuma das opções iniciais ainda pode disputar as vagas disponíveis na lista de espera.
Por: Redação
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil