Prefeito aponta desperdício de R$ 110 mil por mês e determina reaproveitamento ou doação de materiais inservíveis
O prefeito Sandro Mabel anunciou, nesta quarta-feira (29), a desocupação de dois galpões alugados pela Prefeitura de Goiânia no Setor Santa Genoveva. Utilizados para armazenar móveis antigos, livros obsoletos e equipamentos sem utilidade, os espaços custam aos cofres municipais R$ 110 mil mensais. A decisão faz parte de um plano de otimização de recursos e redução de gastos com aluguéis.
Durante a vistoria, Mabel classificou a situação como um desperdício inaceitável. “Estamos pagando mais de R$ 100 mil por mês para guardar materiais sem utilidade. Determinei um levantamento completo de outros locais que também servem de depósito, incluindo escolas com salas fechadas”, afirmou.
A Secretaria de Educação e a Secretaria de Administração ficarão responsáveis por catalogar os materiais. O que ainda puder ser reaproveitado será doado a entidades assistenciais e cooperativas de reciclagem. Já os itens considerados sem valor serão oficialmente baixados do patrimônio municipal, com ciência do Tribunal de Contas dos Municípios.
Redução de gastos com aluguéis
A secretária de Educação, Giselle Faria, também criticou a manutenção de galpões alugados para armazenar materiais inservíveis. Segundo ela, além do custo elevado, o espaço poderia estar sendo utilizado de forma mais eficiente. “Estamos pagando para guardar o que não serve mais, enquanto poderíamos investir esse dinheiro na abertura de novas escolas e na compra de equipamentos para os alunos”, destacou.
Celso Dellalibera, secretário de Administração, explicou que parte do material poderá ser leiloada, como veículos apreendidos que viraram sucata. Ele também anunciou a desocupação de outros três galpões alugados na Avenida Perimetral Norte, Vila João Vaz, cujo custo anual chega a R$ 720 mil. “Não faz sentido continuar gastando com esses imóveis. Vamos liberar esses espaços o quanto antes”, disse.
A prefeitura também pretende centralizar todas as secretarias municipais no Paço Municipal, no Parque Lozandes, o que permitirá reduzir ainda mais os custos com aluguéis e otimizar a gestão dos recursos públicos. “Além da economia, essa reorganização vai melhorar a eficiência da administração municipal”, concluiu Dellalibera.
Por: Redação Portal Democrata de Goiás
Foto: Secom