Novidade inclui código QR para transações instantâneas e seguras
A partir desta segunda-feira (3), os boletos bancários ganham uma nova forma de pagamento: o Pix. A medida, autorizada pelo Banco Central (BC) em dezembro, moderniza o sistema tradicional, permitindo que os consumidores utilizem um código QR específico para quitar suas dívidas de maneira rápida e prática. Basta apontar a câmera do celular para o código e confirmar a transação. A grande vantagem é a compensação imediata, eliminando a espera de dias, comum em alguns boletos atuais.
Além disso, a resolução do BC introduz o conceito de “boleto dinâmico”, que ainda aguarda regulamentação para entrar em vigor. Esse novo modelo permite a transferência de titularidade de dívidas quando há negociação de créditos, oferecendo maior segurança e eficiência. O boleto dinâmico será vinculado a títulos digitais, emitidos em plataformas autorizadas pelo BC, garantindo que os pagamentos sejam direcionados ao credor correto.
A iniciativa visa modernizar o sistema financeiro, especialmente para pequenas e médias empresas, que dependem de títulos como duplicatas escriturais para fomentar seus negócios. Com o boleto dinâmico, tanto devedores quanto credores terão mais segurança e praticidade nas transações.
O BC destacou que a implementação completa do boleto dinâmico depende da aprovação de sistemas digitais de registro, que devem estar operacionais em até seis meses. Enquanto isso, a novidade do Pix nos boletos já começa a facilitar a vida dos consumidores, trazendo agilidade e comodidade para o pagamento de contas.
Por: Redação
Foto: Bruno Peres/Agência Brasil