Parlamentares bolsonaristas reagem a ação do governo e tensionam sessão solene
O primeiro dia de trabalhos no Congresso Nacional, nesta segunda-feira (3), foi marcado por um embate simbólico entre parlamentares bolsonaristas e governistas. Deputados do PL compareceram ao plenário usando bonés verde-amarelos com a frase: “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026”, em protesto contra a alta dos preços dos alimentos e em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
A ação foi uma resposta direta à iniciativa do governo, que, nas eleições para as presidências da Câmara e do Senado, distribuiu bonés azuis com o slogan “O Brasil é dos brasileiros”. Durante a sessão, opositores gritaram frases como “Lula, cadê você? O povo não tem o que comer”, enquanto aliados do governo responderam com “Sem anistia”.
O protesto não foi unanimidade dentro do próprio PL. Um deputado da legenda, sob anonimato, considerou que a manifestação poderia ter ocorrido em outro momento, sem interferir na solenidade.
No fim de semana, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também usou um boné com as cores do Brasil e alfinetou a oposição: “Tem gente que usa outros bonés, a gente usa o boné do Brasil”, afirmou. O episódio mostra que a disputa política entre governo e oposição seguirá acirrada em 2025.
Por: Manoel Messias
Foto: Reprodução/O Globo