Medida já vale para 16 pontos da cidade e mais oito serão liberados nos próximos dias
A Prefeitura de Goiânia segue com a implementação gradual da conversão livre à direita, permitindo que motoristas realizem a manobra mesmo com o semáforo fechado. Desde o início do ano, 16 cruzamentos já adotaram a medida e, nos próximos dias, mais oito pontos serão liberados (veja a lista abaixo).
A iniciativa busca reduzir congestionamentos e otimizar a fluidez do tráfego urbano, conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) desde 2021. Para garantir a segurança e a adaptação dos motoristas, equipes da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET) estarão presentes nos locais recém-liberados durante os primeiros 30 dias de operação.
Novos pontos de conversão livre:
📍 Alameda dos Buritis x Rua Gercina Borges
📍 Praça Isidória x 1ª Radial
📍 Av. 4ª Radial x Rua 1037
📍 Av. 4ª Radial x Av. Antônio Martins
📍 Rua C-1 x Rua C-2
📍 Alameda das Rosas x Rua 9
📍 Av. Circular x Av. T-63
📍 Av. T-9 x Rua Flemington
Além disso, três cruzamentos já receberam sinalização e serão liberados em breve: Av. Manchester x Leste-Oeste, Av. Oeste x Tocantins e Av. Anhanguera x Pirineus.
Ponto de situação e critérios técnicos
Segundo o prefeito Sandro Mabel (UNIÃO), a previsão é que a conversão livre seja implementada em mais de 150 cruzamentos da capital. A escolha dos locais leva em conta fatores como geometria das vias, visibilidade para pedestres e motoristas e fluxo de tráfego.
A iniciativa já está em funcionamento em 16 pontos estratégicos, como:
✅ Av. T-7 x Av. C-4
✅ Av. Independência x Rua 6A
✅ Av. Pires Fernandes x Av. Tocantins
✅ Av. Milão x Rua das Orquídeas
✅ Av. T-9 x Av. Afonso Pena
✅ Av. Dom Emanuel x Rua do Cristal
A prefeitura reforça que a ação vem acompanhada de um trabalho contínuo de educação no trânsito, garantindo que motoristas e pedestres se adaptem à nova dinâmica com segurança e responsabilidade.
Por: Tatiane Braz
Foto: Divulgação /Prefeitura de Goiânia