Longa brasileiro é premiado na principal cerimônia do cinema espanhol
O filme Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, conquistou neste sábado (8) o prêmio Goya de Melhor Filme Ibero-americano. A cerimônia, realizada em Granada, na Espanha, é considerada a mais importante premiação do cinema 65espanhol.
A produção brasileira superou concorrentes de peso, como Agarrame Fuerte (Uruguai), El Jockey (Argentina), El Lugar de La Otra (Chile) e Memorias de un Cuerpo que Arde (Costa Rica).
História inspirada em fatos reais
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, o longa narra a trajetória de Eunice Paiva, advogada que precisou reconstruir sua vida após o desaparecimento e assassinato do marido pela ditadura militar no Brasil.
Walter Salles, que não compareceu à premiação, foi representado pelo cantor uruguaio Jorge Drexler, que recebeu a estatueta e leu um discurso enviado pelo diretor.
“Estou profundamente agradecido à Academia e a todos os acadêmicos por essa grande honra. Esse prêmio é muito especial para nós, não só por ser a primeira vez que um filme brasileiro é indicado. É uma grande honra pela admiração que tenho pela cultura ibero-americana como um todo, pelo cinema espanhol e pelos cineastas que influenciaram minha formação”, declarou Salles.
A vitória reforça a presença do cinema brasileiro no cenário internacional e celebra uma história de luta e resistência que continua ecoando na sociedade.
Por: Redação
Foto: Reprodução/Globoplay