Presidente diz que Justiça decidirá sobre candidatura do ex-presidente, mas confia em nova vitória nas urnas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quarta-feira (5), que Jair Bolsonaro (PL) será derrotado novamente nas eleições de 2026, caso a Justiça permita sua candidatura.
Durante entrevista a rádios de Minas Gerais, Lula comentou sobre a possível participação do ex-presidente no próximo pleito e ressaltou que o julgamento de Bolsonaro seguirá os trâmites legais.
“Primeiro, aguardem o julgamento. Se defendam. Vai ter uma condenação ou não. Eles terão o direito de defesa, algo que nunca houve para mim, mas para eles haverá. E se a Justiça entender que ele pode concorrer, ele pode concorrer. Se for comigo, vai perder outra vez”, declarou o petista.
Críticas à anistia de envolvidos no 8 de janeiro
Lula também criticou o projeto de lei que busca anistiar os investigados pelos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Para o presidente, ao pedir anistia antes mesmo de um julgamento, os envolvidos estariam admitindo culpa.
“O que estamos garantindo é um processo de julgamento altamente democrático, no qual eles têm todo o direito de defesa. Agora, quando as pessoas nem foram condenadas e já estão pedindo anistia, é porque estão se condenando. Eles sabem que fizeram exatamente aquilo que a Justiça está dizendo que fizeram”, afirmou.
A discussão sobre a candidatura de Bolsonaro em 2026 segue indefinida, dependendo de decisões da Justiça Eleitoral e de eventuais condenações que possam torná-lo inelegível.
Por: Bruno José
Foto: José Cruz/ Agência Brasil