O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que vai impor tarifas de 25% sobre aço e alumínio importados pelo país. A medida, que será oficializada nesta segunda-feira (10), afeta diretamente o Brasil, um dos principais fornecedores de aço para os EUA.
Durante seu primeiro mandato, Trump já havia implementado tarifas semelhantes, mas posteriormente revogou as sobretaxas para países como Canadá, México, União Europeia e Brasil. Desta vez, no entanto, a decisão vem acompanhada de novas tarifas recíprocas contra países que, segundo ele, “tiram vantagem” dos Estados Unidos.
“Não vai afetar todos os países, porque há alguns com os quais temos tarifas similares; mas com aqueles que estão tirando vantagem dos EUA, teremos reciprocidade”, afirmou Trump a repórteres no avião presidencial, enquanto seguia para o Super Bowl.
O governo brasileiro, por meio do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), informou que não vai se manifestar sobre a decisão. Especialistas avaliam que a medida pode impactar as exportações brasileiras e agravar tensões comerciais entre os dois países.
Por: Manoel Messias
Foto: DW / Deutsche Welle