Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
Um alerta do Google lançado às 2h13 da manhã desta sexta-feira (14), nos aparelhos celulares, causou pânico em diversos moradores de algumas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. De acordo com a mensagem do Sistema de alertas de Terremoto do Android, alguns tremores em uma escala 5.5 de magnitude foram identificados me regiões próximas ao litoral dos dois estados.
Rapidamente, diversos internautas ficaram aterrorizados e o assunto se tonou tendência na rede social X, o antigo Twitter. Por lá, os moradores do RJ e SP alertaram que haviam recebido a mensagem do Google sobre possíveis tremores de terra. “Fique alerta! Abalos secundários são comuns”, dizia o início do informe que foi disparado para celulares de sistema Android. Veja o alerta!
Na sequência, algumas dicas de segurança e informações sobre os tremores foram revelados. De acordo com o alerta, a força do terremoto foi avaliada em 5.5 na Escala Richter, que vai até 10. Segundo a informação do Android, o epicentro seria em Ubatuba, no litoral de São Paulo. Ainda mais, vale destacar que tremores nesta escala são considerados moderados, podendo danificar casas e causar acidentes.
Centro de Sismologia não identifica terremoto
Assim, a reportagem do Fala Canedo procurou a assessoria do Google para tentar entender o alerta. Contudo, até o final desta reportagem não recebemos uma resposta. Por outro lado, o Centro de Sismologia do Brasil (USP) não identificou nenhum registro de alteração sismológica na região.
Por fim, diversos “tuiteros” trataram a situação de maneira cômica. “45 graus às 3 da manhã beleza. Terremoto já é sacanagem”, disse um morador do Rio. Por outro lado, os paulistas brincaram com a quantidade de alertas enviados nos últimos dias: “Na mesma semana um alerta de terremoto e um de alagamento em São Paulo. Ansioso para o alerta do vulcão e o do furacão”, disparou um internauta de São Paulo.