Reprovação do governo sobe para 41%, enquanto aprovação cai 11 pontos em dois meses
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atingiu seu pior nível em todos os seus mandatos, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (14). A aprovação do governo caiu de 35% em dezembro para 24% em fevereiro, enquanto a reprovação subiu de 34% para 41% no mesmo período.
A pesquisa foi realizada na última segunda e terça-feira, com 2.007 eleitores em 113 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento pode ter captado o impacto da recente disseminação de informações falsas sobre uma suposta taxação do Pix, além de um cenário econômico desafiador e desgastes políticos enfrentados pelo governo.
Nos últimos dias, Lula também intensificou críticas ao ex-presidente dos EUA, Donald Trump, e ameaçou retaliar comercialmente os norte-americanos caso o país decida taxar o aço brasileiro. Além disso, o petista voltou a defender a exploração de petróleo na Amazônia, tema que gera divergências internas no governo.
A nova queda na aprovação levanta alertas dentro do Planalto, que busca recuperar apoio popular e conter o avanço da oposição.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reuters