Deputado alega possível crime ambiental após declaração do presidente
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação foi motivada por uma fala de Lula, na qual ele mencionou ter consumido ovos de ema do Palácio da Alvorada, o que, segundo Kataguiri, poderia configurar um crime ambiental.
Durante um evento no Amapá, Lula comentou sobre sua alimentação e afirmou que já comeu ovos de ema, além de ovos de pata, e manifestou curiosidade em experimentar ovos de jabuti. O presidente garantiu que verificou a possibilidade legal antes do consumo.
“Eu fui pesquisar se podia comer e posso, porque tenho 70 emas no Palácio da Alvorada, e elas botam ovos enormes”, declarou Lula na última quinta-feira (12).
Kim Kataguiri citou a lei de crimes ambientais, que prevê pena de até um ano de prisão e multa para o consumo, venda ou exposição de ovos de animais silvestres sem a devida autorização. Segundo ele, a declaração de Lula pode indicar uma infração nesse sentido.
As emas habitam o Palácio da Alvorada desde 1960, sendo uma parte tradicional do cenário da residência oficial da Presidência.
Por: Redação
Foto: Reprodução/Ichiro Guerra/PR