Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: GETTY IMAGES.
O papa Francisco foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. De acordo com o Vaticano, a situação do pontífice é “complexa”, em comunicado divulgado nesta manhã de segunda-feira (17).
Ainda de acordo com o informe, o tratamento do papa acabou sendo alterado recentemente e não há previsão de alta. Ele segue internado no hospital. “Os resultados dos testes realizados nos últimos dias e hoje demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório que levou a uma nova modificação da terapia. Todos os exames realizados até o momento são indicativos de um quadro clínico complexo que exigirá internação hospitalar adequada”, diz o boletim.
Leia mais: Deputado aciona PGR contra Lula por declaração sobre ovos de ema
Ainda nesta segunda, um porta-voz do Vaticano revelou que Francisco, de 88 anos, estava em condição de saúde estável. Ainda mais, ele explicou que o representante da igreja católica havia dormido bem durante a noite, além de ter acordado de “bom humor” após o café da manhã.
Com a mudança do tratamento, os médicos do papa ordenaram descanso absoluto. Dessa forma, ele teve que desmarcar todos os compromissos. Porém, de acordo com a mídia italiana, Francisco continuou sua prática de fazer ligações para falar com membros de uma paróquia católica em Gaza, mesmo hospitalizado.
Ainda mais, ele pediu desculpas por ter faltado à oração semanal que realiza aos domingos, na Praça de São Pedro. Ele também não liderou uma missa especial para artistas em comemoração ao Ano Jubilar da Igreja Católica. Vale destacar que é o quarto dia de internação do pontífice, que vem sofrendo de uma infecção respiratória desde o início deste mês de fevereiro.