Espécie rara, envolta em mitos, aparece em águas rasas da Baixa Califórnia
No dia 10 de fevereiro, banhistas na Baixa Califórnia do Sul, México, foram surpreendidos por um raro peixe-remo (Regalecus glesne) nadando próximo à costa. Conhecido popularmente como “peixe do fim do mundo”, o animal foi filmado e rapidamente ganhou destaque nas redes sociais devido à raridade de sua aparição em águas tão rasas.
No vídeo, é possível ver o peixe-remo com sua coloração azul metálica, detalhes vermelhos e uma estrutura semelhante a uma crista. Normalmente, essa espécie habita profundidades entre 200 e 1.000 metros e pode atingir o tamanho de um ônibus escolar. No entanto, o exemplar registrado parecia menor do que a média usual.
Esse comportamento incomum geralmente ocorre quando o animal está enfraquecido ou desorientado, muitas vezes após interações com predadores. Em grande parte dos casos, peixes-remo que emergem em áreas costeiras não sobrevivem. O último avistamento semelhante aconteceu na Califórnia, nos Estados Unidos, onde o animal foi encontrado já sem vida.
A crença de que o peixe-remo está ligado a desastres naturais ganhou força após o terremoto e tsunami no Japão em 2011. Segundo uma antiga lenda japonesa, o surgimento desse peixe antecede grandes eventos sísmicos. Chamados de Ryugu no tsukai, ou “Mensageiros do Palácio do Deus do Mar”, cerca de 20 exemplares foram encontrados no Japão antes da tragédia, reforçando o folclore.
Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/Wikimedia Commons