Variante do HKU5 pode infectar humanos ao se ligar ao mesmo receptor utilizado pelo vírus da Covid-19
Pesquisadores chineses identificaram uma nova variante do coronavírus HKU5 em morcegos na região de Hong Kong, com potencial de ser transmitida diretamente para humanos. A descoberta chamou atenção porque o vírus se conecta ao mesmo receptor usado pelo Sars-CoV-2, causador da Covid-19.
O vírus pertence ao subgênero merbecovírus, também responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV). A pesquisa mostrou que ele pode se ligar à enzima conversora de angiotensina 2 (ACE2), o mesmo receptor que permite ao vírus da Covid-19 invadir células humanas.
O estudo, publicado na revista científica Cell, afirma:
“Isolamos uma nova linhagem do HKU5-CoV, que consegue se conectar tanto à ACE2 de morcegos quanto à humana, além de outras variantes dessa enzima em mamíferos.”
⚠️ Risco considerado baixo, mas vigilância recomendada
Apesar do potencial de transmissão, os cientistas afirmam que a eficiência dessa nova cepa é “significativamente inferior” à do Sars-CoV-2. No entanto, eles alertam para a necessidade de monitoramento constante para prevenir possíveis surtos futuros.
O estudo foi realizado por pesquisadores da Academia de Ciências de Guangzhou, em colaboração com a Universidade de Wuhan e o Instituto de Virologia de Wuhan, localizados no sul da China.
Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/Unsplash