Um voo da Latam com destino a São Paulo precisou retornar ao Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, após colidir com um pássaro durante a decolagem. O incidente aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), e a aeronave pousou em segurança às 11h04. O impacto causou danos à parte frontal do avião, resultando no cancelamento do voo LA3367.
A companhia aérea informou que todos os passageiros afetados estão recebendo assistência e serão reacomodados em voos ainda nesta quinta-feira e na sexta-feira (21). Em nota, a Latam reforçou que adota todas as medidas de segurança necessárias para proteger seus clientes e tripulação.
O diretor executivo da empresa, Jerome Cadier, comentou o ocorrido em suas redes sociais e criticou a facilidade com que processos judiciais são abertos contra companhias aéreas no Brasil. Ele previu que, apesar do imprevisto ter sido causado por um fator externo, ações por danos morais surgiriam rapidamente.
A concessionária RIOgaleão informou que o choque ocorreu fora do perímetro do aeroporto e que já comunicou o incidente à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). Além disso, ressaltou que adota medidas constantes de controle de fauna para reduzir riscos desse tipo de ocorrência.
Por: Lucas Reis
Foto: Divulgação/Latam