Pontífice recebe oxigênio e transfusão de sangue; Vaticano cancela compromissos públicos
O estado de saúde do Papa Francisco, de 88 anos, piorou neste sábado (22), conforme comunicado do Vaticano. O pontífice, que está internado no Hospital Gemelli, em Roma, desde o dia 14 de fevereiro, precisou de terapia de alto fluxo de oxigênio e transfusão de sangue devido a um quadro de anemia e plaquetopenia.
Francisco foi diagnosticado com pneumonia bilateral e infecção polimicrobiana. Apesar de não estar conectado a aparelhos de respiração, os médicos alertam para o risco de sepse, uma infecção grave que pode surgir como complicação da pneumonia.
De acordo com a equipe médica, o papa tem dificuldade para respirar e limitações para caminhar devido a problemas respiratórios e um antigo quadro no joelho. Mesmo assim, ele se levanta frequentemente, se mantém informado e continua realizando algumas atividades administrativas dentro do hospital.
Diante da piora, o Vaticano cancelou todos os compromissos públicos do pontífice. A tradicional oração do Angelus, que ocorreria neste domingo (23) na Praça de São Pedro, também foi suspensa. A previsão é de que Francisco permaneça internado por pelo menos mais uma semana.
#PapaFrancisco @HolySeePress pic.twitter.com/uCCcmqW2OF
— Vatican News (@vaticannews_pt) February 22, 2025
Por: Tatiane Braz
Foto: Reprodução/REUTERS