Pontífice de 88 anos enfrenta pneumonia bilateral e recebe orações em todo o mundo
O papa Francisco, de 88 anos, permanece internado no Vaticano e teve uma noite tranquila, segundo o boletim médico divulgado nesta terça-feira (25). O líder da Igreja Católica foi hospitalizado no último dia 14 de fevereiro devido a uma bronquite, que evoluiu para um quadro mais grave de pneumonia bilateral.
Na segunda-feira (24), os médicos relataram sinais de melhora: não houve crises respiratórias, o fluxo de oxigênio foi reduzido e os exames apresentaram evolução positiva. Apesar de uma leve insuficiência renal, o Vaticano afirmou que o quadro não gera preocupação.
Ainda ontem, o papa retomou algumas atividades e fez uma ligação para a paróquia de Gaza. Enquanto isso, cardeais e fiéis de Roma se reuniram na Praça São Pedro para rezar pela recuperação do pontífice. A cerimônia foi conduzida pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, e transmitida pelo Vatican News.
Ver esta publicação no Instagram
Nos últimos anos, Francisco enfrentou diversos problemas de saúde, incluindo dores crônicas no joelho e no quadril, além de uma cirurgia abdominal. Em 2023, ele foi internado por três dias devido a uma bronquite e respondeu bem ao tratamento com antibióticos.
Por: Tatiane Braz
Foto: Reprodução/Yara Nardi/Reuters