Transações sem senha bancária: Conheça a nova funcionalidade do Pix para dispositivos Android
A partir de sexta-feira (28), será possível realizar transferências via Pix por aproximação, uma nova modalidade que elimina a necessidade de digitar senha bancária. A funcionalidade será obrigatória para celulares Android, permitindo que o usuário efetue pagamentos ao simplesmente aproximar seu dispositivo da maquininha de cartão, utilizando a tecnologia Near Field Communication (NFC).
Essa inovação não só facilitará compras presenciais, mas também será aplicada em transações online. No caso de compras pela internet, o Pix será processado automaticamente com um único clique, sem necessidade de escanear o QR Code ou usar a função Copia e Cola. O limite por transação será de R$ 500, mas os usuários poderão ajustar esse valor, configurando um limite diário.
O Pix por aproximação segue a mesma lógica de pagamentos por aproximação com cartões, que têm se tornado cada vez mais populares no Brasil. Dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) revelam que 65% das transações físicas foram feitas por aproximação em 2024.
Após meses de testes com grandes instituições como Banco do Brasil, Bradesco e Itaú, o Pix por aproximação será implementado em todos os bancos que participam do open finance, e estará disponível dentro do Google Pay, a carteira digital do Google. Vale ressaltar que, por enquanto, apenas dispositivos Android, compatíveis com o Google Pay, poderão usar essa modalidade, já que Apple Pay e Samsung Pay não estão registradas no Banco Central.
Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/g1