O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reagiu nesta quinta-feira (27/3) às recentes declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre sua participação na tentativa de golpe de Estado, que será julgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em suas redes sociais, Bolsonaro desqualificou as investigações da Polícia Federal (PF) sobre um suposto plano para assassinar autoridades, classificando-as como absurdas.
“Só um imbecil ou um canalha compra esse papo de plano de assassinato”
Bolsonaro ironizou as acusações ao usar o termo “gópi”, frequentemente empregado por ele para ridicularizar as investigações sobre a tentativa de tomada de poder. O ex-presidente se tornou réu na última quarta-feira (26), ao lado de sete aliados, após decisão da Primeira Turma do STF.
“A única pessoa que tentaram matar fui eu, em uma ação de antigo militante do PSOL, seu [de Lula] braço político de primeira hora. Não conseguiram! Esse foi o grande erro de vocês, como admitiu José Dirceu”, escreveu Bolsonaro no X (antigo Twitter).
Investigação aponta emboscada para Alexandre de Moraes
A PF revelou mensagens que indicam um suposto plano para assassinar Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin e o ministro do STF Alexandre de Moraes. Segundo os investigadores, militares das Forças Especiais do Exército chegaram a planejar uma emboscada para Moraes, mas desistiram da ação.
Enquanto a oposição cobra punição para os responsáveis, aliados de Bolsonaro seguem defendendo sua inocência e criticando as investigações.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Sérgio Lima/Poder 360