Criação do ambiente visa expandir a Cultura Maker, que passa a contar com 12 unidades. Espaço conta com computadores, rede de internet banda larga, TV, kit Maker, quadro de ferramentas e mobiliário adequado para as atividades tecnológicas
A Escola Municipal Alonso Dias Pinheiro, localizada na Vila Clemente, recebeu nesta quarta-feira (26/3) o primeiro laboratório Maker da atual gestão, inaugurado pelo prefeito Sandro Mabel. O novo espaço, voltado para o ensino de ciência e robótica, oferece aos estudantes a aprendizagem de conceitos multidisciplinares, utilizando a linguagem de programação e montagem de robôs.
Na solenidade, Mabel ressaltou a importância da educação como ferramenta essencial para o desenvolvimento dos alunos. “A única coisa que ninguém tira da gente é a educação, o conhecimento”, afirmou Mabel, incentivando os estudantes a se dedicarem aos estudos. “Se tiver dificuldade, pergunte para a professora. Vamos estudar direitinho e passar de ano”, completou. O prefeito também destacou a importância dos investimentos em tecnologia. “Vamos melhorar nossas escolas e fazer com que vocês se desenvolvam e possam vencer na vida”, declarou Mabel.
O laboratório entregue na unidade conta com computadores, rede de internet banda larga, TV, kit Maker, quadro de ferramentas e mobiliário adequado para as atividades tecnológicas. A criação do ambiente visa expandir a Cultura Maker, que passa a contar com 12 unidades.
Diretora da unidade, Nair Pereira destacou a importância do novo espaço para a continuidade dos projetos pedagógicos da escola. “Ter um espaço Maker é uma grande honra. Sabemos que ele contribuirá de maneira fantástica para a continuidade do trabalho que é feito de maneira muito exitosa na nossa escola. E nossa escola contribuirá de maneira significativa para toda a comunidade”, assinalou.
O vereador Bessa, por sua vez, enfatizou a relevância de iniciativas como a implementação do laboratório Maker, que visa aproximar a educação das tecnologias emergentes, como robótica e inteligência artificial. “Essa visão, como referência na área de robótica Maker, é fundamental. A educação tecnológica é o caminho do futuro, e a rede pública não pode ficar para trás”, afirmou. Bessa pediu paciência e confiança, destacando que, apesar das dificuldades enfrentadas, a educação em Goiânia passará por um período de grandes melhorias. “Tenho certeza de que a educação de Goiânia vai viver um tempo importante nos próximos anos”, concluiu.
Além da Escola Municipal Alonso Dias Pinheiro, as unidades Alice Coutinho, João Vieira da Paixão, Presidente Vargas, Professora Leonísia Naves de Almeida, Tempo Integral Santa Marta, Targino de Aguiar, Professora Nara do Carmo Rezende Amorim, Deushaydes Rodrigues de Oliveira, Itamar Martins Ferreira, Tempo Integral Professora Marlei Garcia, Mônica de Castro Carneiro já possuem o laboratório.
Por: Redação Portal Democrata
Fotos: Alex Malheiros