Carro de luxo foi confiscado durante investigação sobre crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas; veiculo agora serve para ações educativas
Uma Porsche 911 Turbo, modelo 2022, avaliada em R$ 1,5 milhão, foi transformada em viatura da Polícia Federal (PF) de Santa Catarina. O veículo foi apreendido durante a Operação Toppare, realizada em junho de 2024, em Camboriú, como parte de uma investigação sobre lavagem de dinheiro, tráfico internacional de drogas e associação criminosa. Na operação, bens avaliados em mais de R$ 35 milhões foram confiscados.
Após a apreensão, a Justiça Federal autorizou que a Porsche fosse temporariamente utilizada pela PF. O carro recebeu personalização padrão da polícia, incluindo a caracterização para uso ostensivo. Porém, a PF esclarece que os veículos de luxo não são utilizados em operações cotidianas. Em vez disso, eles são empregados em exposições públicas e em ações educativas que alertam a população sobre os perigos do crime organizado e a importância da apreensão de bens ilícitos.
A Porsche agora pode ser vista no Floripa Shopping, em Florianópolis, como parte das celebrações dos 81 anos da Polícia Federal. Além da exibição do carro de luxo, o shopping também passou a contar com uma nova Delegacia de Migração (Delemig), que visa oferecer mais comodidade para estrangeiros e viajantes.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Divulgação/Polícia Federal