Região sofre novo tremor apenas três dias após catástrofe em Mianmar, que deixou mais de 1.700 mortos
Neste domingo (30), um terremoto de magnitude 7,1 atingiu a costa de Tonga, uma nação insular no Pacífico Sul, uma das áreas mais vulneráveis do mundo a abalos sísmicos. O tremor foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e ocorreu em uma das regiões mais ativas geologicamente, conhecida como o “Círculo de Fogo do Pacífico.”
Este abalo acontece três dias após um terremoto de magnitude 7,7 devastar Mianmar, no sudeste asiático. O tremor na Ásia resultou em mais de 1.700 mortos, milhares de feridos e mais de 300 desaparecidos.
Tonga, um arquipélago exposto a terremotos e tsunamis, já experimentou outros tremores fortes desde 1900. Cientistas alertam que tremores rasos como o deste domingo podem causar deslocamentos no fundo do mar, aumentando o risco de tsunamis. Apesar disso, a USGS descartou a ameaça de uma onda gigante para a região, mas segue monitorando a área.
As autoridades locais ainda estão avaliando os danos e os impactos do abalo em Tonga, mas não há informações de vítimas ou danos estruturais até o momento. O país continua em alerta, dado o histórico sísmico da região.
Por: Lucas Reis
Foto: Reprodução/USGS