Levantamento da Genial/Quaest mostra queda de sete pontos na aprovação do presidente, enquanto desaprovação sobe nove pontos em relação a janeiro
A popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou uma nova queda, alcançando o pior índice desde o início de seu terceiro mandato, de acordo com pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (3). O levantamento mostra que a aprovação do governo caiu de 59% para 52% entre eleitores de uma das regiões analisadas, enquanto a desaprovação subiu de 37% para 46%. Outros 2% não souberam responder.
A Região Sul segue como a mais crítica ao governo Lula, com 64% de desaprovação e apenas 34% de aprovação. No Centro-Oeste, o petista tem 52% de aprovação, enquanto 44% desaprovam sua gestão.
No Sudeste, região que concentra 42% do eleitorado brasileiro, a desaprovação também aumentou, passando de 59% para 64%. A aprovação, por outro lado, caiu de 42% para 37%, enquanto 3% não responderam.
O levantamento reforça a tendência de queda na popularidade do presidente, que enfrenta desafios na economia e na articulação política em meio a um cenário de polarização no país.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Wilton Junior/Estadão / Estadão