Ação cumpre 28 mandados de busca em 12 cidades; prejuízo pode chegar a R$ 20 milhões
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 10, uma operação para apurar um suposto esquema de desvio de recursos públicos em contratos da área da saúde no município de Sorocaba (SP), a cerca de 95 km da capital paulista. Um dos principais alvos é o prefeito Rodrigo Manga (Republicanos), que ficou conhecido nas redes sociais como o “prefeito tiktoker”.
A operação ocorre simultaneamente em 12 cidades, com o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão. A maioria dos mandados está sendo executada em municípios de São Paulo, como Santos, São Bernardo do Campo, Osasco e Votorantim, além de um em Vitória da Conquista (BA). Até o momento, não foram emitidos mandados de prisão.
Entre os locais alvo das buscas estão a Prefeitura de Sorocaba, a Secretaria Municipal da Saúde, a residência do prefeito e o diretório municipal do Republicanos. A PF estima que os bens e valores apreendidos possam chegar a R$ 20 milhões.
As investigações começaram em 2022 e apontam indícios de fraudes na contratação de uma organização social para gerir serviços de saúde na cidade. Também há suspeitas de lavagem de dinheiro, incluindo movimentações em espécie, pagamentos de boletos e uso de transações imobiliárias.
Os envolvidos podem responder por crimes como peculato, fraude em licitação e lavagem de dinheiro.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Zanone Fraissat