Prazo para prestar contas com o Fisco termina em 30 de maio; Receita estima mais de 46 milhões de envios
Mais de 10 milhões de contribuintes já enviaram suas declarações do Imposto de Renda 2024, referente ao ano-base de 2023, segundo dados divulgados pela Receita Federal. A previsão do órgão é receber mais de 46 milhões de declarações até o prazo final, que termina em 30 de maio.
São Paulo lidera o número de envios esperados, com cerca de 14,5 milhões de declarações previstas. No extremo oposto, Roraima tem a menor quantidade de contribuintes: cerca de 99 mil devem entregar o documento.
O preenchimento da declaração pode ser feito online, acessando o site oficial: gov.br/receitafederal. Para quem precisa de orientação, o Meu Imposto de Renda (MIR) oferece suporte completo, disponível tanto no portal e-CAC, quanto no aplicativo Receita Federal.
Por se tratar de dados confidenciais, o acesso ao sistema exige conta no gov.br, com nível de segurança prata ou ouro.
Em relação às restituições, a ordem de pagamento segue critérios de prioridade. Os primeiros a receber são os idosos acima de 80 anos, seguidos por quem tem 60 anos ou mais, portadores de deficiência e pessoas com doenças graves.
A Receita também reforça o alerta contra golpes: o órgão não envia e-mails ou mensagens com links. Informações oficiais sobre pendências ou malha fina só estão disponíveis no site ou aplicativo da Receita Federal.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Marcello Casal jr/Agência Brasil