Menina teria inalado aerossol ao tentar repetir vídeo visto nas redes sociais. Polícia investiga autoria e disseminação do conteúdo
A Polícia Civil do Distrito Federal abriu uma investigação para apurar a morte de uma criança de 8 anos, em Ceilândia, após ela supostamente participar do chamado “Desafio do Desodorante”, popularizado em plataformas digitais. Sarah Raíssa Pereira de Castro foi encontrada desmaiada em casa, segurando um frasco de desodorante em spray, e não resistiu às complicações causadas pela inalação do produto.
Segundo informações, a garota foi levada às pressas ao Hospital Regional de Ceilândia na última quinta-feira (10), onde sofreu uma parada cardíaca. Apesar dos esforços médicos e de cerca de uma hora de reanimação, Sarah apresentou morte cerebral e faleceu no domingo (13).
A investigação busca identificar se a criança realmente teve acesso a vídeos com o tal desafio e quem são os possíveis responsáveis pela divulgação do conteúdo. Caso fique comprovado o envolvimento de terceiros, eles podem responder por homicídio qualificado, com penas de até 30 anos de prisão.
Esse é o segundo caso semelhante em pouco tempo no Brasil. No mês anterior, Brenda Sophia Melo de Santana, de 11 anos, morreu em circunstâncias parecidas, em Pernambuco. Autoridades reforçam o alerta aos pais e responsáveis sobre os riscos de desafios virtuais e o uso inadequado de produtos químicos, além da importância de supervisionar o acesso das crianças à internet.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução