Por: Sidney Araujo
Foto Destaque: Reprodução
O remake de Vale Tudo, que é um clássico dos anos 80, vem dando o que falar. Mas não pela audiência, que vem decepcionando no horário nobre da TV Globo. Mas sim por conta dos bastidores envolvendo os atores Cauã Reymond e Bella Campos. De acordo com a revista Veja, os dois tiveram uma discussão pública nos estacionamentos da emissora.
Por conta do clima ruim, a Globo acabou suspendendo as gravações envolvendo o casal, segundo o site Natelinha. Ainda mais, a direção teria orientado a equipe de produção para que os dois não tivessem contato fora dos estúdios. A polêmica chegou a um nível que se estendo a outras pessoas, com publicações de ex-namoradas do ator.
Livro ajuda a entender situações como no caso de Cauã Reymond e Bella Campos
No meio disso, surge a discussão sobre os desafios do companheirismo e problemas emergentes no mundo corporativo. É nesse contexto que a Matrix Editora lança Gerir Como um Cientista, assinado pela doutora e pesquisadora Marcia Esteves Agostinho.
A obra, vencedora do 2º Concurso Escritores Admiráveis, convida gestores e profissionais de diversas áreas a revisitar os conceitos de liderança e administração sob a ótica da Teoria da Complexidade. Essa área de estudo busca compreender sistemas complexos que interagem de maneira dinâmica e imprevisível e podem ser encontrados em áreas como a biologia, economia, física e sociologia.
No livro, a autora aplica os conceitos da Teoria da Complexidade na gestão organizacional ao propor um modelo inovador, inspirado por princípios científicos, que compreende as empresas como sistemas vivos, complexos e interdependentes. A autora explora temas como autonomia, cooperação, auto-organização e a valorização da capacidade reflexiva, oferecendo ao leitor ferramentas teóricas e práticas para adaptar suas habilidades gerenciais às demandas de um mundo em constante transformação.
Abordagens sobre o trabalho coletivo
Dividida em cinco capítulos, a obra apresenta uma introdução aos desafios contemporâneos da gestão e expõe as ciências da complexidade como ferramentas para enfrentá-los. Um dos destaques do livro é a abordagem centrada na autonomia, que promove empresas mais adaptativas e resilientes. Marcia também compartilha um estudo de caso sobre empresas de biotecnologia no Brasil, ilustrando como os princípios apresentados podem ser aplicados na prática. No capítulo final, a autora desafia os leitores a refletirem sobre o propósito das organizações, levantando uma questão provocativa: “A quem elas servem?”
Gerir Como um Cientista é uma leitura indispensável para gestores de todos os níveis hierárquicos, jovens profissionais que aspiram a cargos de liderança e todos aqueles que desejam repensar suas práticas de gestão. A obra é especialmente relevante para quem busca soluções modernas e adaptativas que vão além dos modelos tradicionais de administração. Mais do que um guia prático, o livro promove uma transformação no olhar do leitor, mostrando que a ciência pode – e deve – ser uma aliada poderosa na condução de negócios rumo ao sucesso.
Sobre o livro:
Livro: Gerir Como um Cientista – Os quatro princípios gerenciais das organizações adaptativas
Autoria: Marcia Esteves Agostinho
Editora: Matrix Editora
ISBN: 978-6556165257
Páginas: 162
Preço: R$ 34,00
Onde encontrar: Amazon, Matrix Editora