A Escola do Futuro de Goiás (EFG) em Artes Basileu França garantiu a maior delegação brasileira no Youth America Grand Prix (YAGP), considerada a mais importante competição internacional de ballet juvenil do mundo.
A unidade pública estadual de ensino profissionalizante enviará 12 bailarinos para Tampa (EUA), que vão disputar os prêmios contra centenas de jovens bailarinos de diversos países de 21 a 27 de abril.
Desde 2005, estudantes da EFG Basileu França já conquistaram 20 prêmios no YAGP, garantindo bolsas e contratos em importantes escolas e em companhias de dança do exterior. Somente em 2024, a delegação goiana voltou da competição com cinco prêmios, recebendo as melhores avaliações por suas performances e execução técnica de coreografias do gênero clássico e contemporâneo.
Neste ano, dos 30 bailarinos selecionados na Final Brasil, 12 são estudantes da unidade.
Esse resultado é reflexo dos investimentos do governo estadual e do trabalho desenvolvido pela equipe docente e técnica da EFG em Artes Basileu França, como ressalta o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.
“Somos referência nacional e internacional em balé. Nossos estudantes já ganharam mais de 30 prêmios internacionais, nas principais competições do mundo, desde 2023. Isso mostra o compromisso do governo com o incentivo à internacionalização do ensino profissionalizante”, afirma.
Para a diretora artística de Dança da EFG Basileu França, Simone Malta, a unidade ter garantido a maior delegação brasileira não é surpresa.
“Esse resultado vem sendo construído há anos, com muita dedicação, suor e trabalho intensivo juntamente com os estudantes. Nos preocupamos com cada detalhe, inclusive com o bem-estar de nossos artistas. É por isso que somos reconhecidos nacional e internacionalmente pela qualidade na formação técnica e integral de nossos estudantes”.
Bailarinos selecionados do Basileu França
Na seletiva brasileira para a edição do YAGP 2025, muitos estudantes além de serem escolhidos, também alcançaram posições de destaque. Nas categorias Feminino Pre-competitive e Senior, as bailarinas, Yasmin de Souza e Martina Sanches, conquistaram o primeiro lugar. Ainda na categoria Senior, a estudante Yasmim Moreira chegou ao segundo lugar.
Destacaram-se também as bailarinas Bruna Magalhães e Valetina Toscani, que alcançaram o terceiro lugar no Feminino Junior e Senior, respectivamente. O primeiro lugar do pódio também foi ocupado pelo dual Martina Sanches e Marcus Rufino, que participarão com a peça Coppélia na categoria Pas de Deux Junior.
O Basileu França ainda será representado na competição por mais seis bailarinos que integram o corpo de baile. Na disputa da Pré-competitive se apresentam Nicolas Livrais e Samuel Almeida. Na categoria Junior, Isabela subirá aos palcos para avaliação dos jurados. E na categoria Senior, vão disputar os estudantes Davi Borges, Sofia Montrezoro e Matheus Perfeito.
Leia mais: Em Goiânia, IBGC realiza evento “Conexão Governança Centro-Oeste”
YAGP
Criado em 1999, o YAGP tem como objetivo descobrir, promover e apoiar novos talentos, oferecendo oportunidades para que jovens promissores desenvolvam suas carreiras no cenário da dança profissional. A competição anual, além de premiar os bailarinos de destaque, oferece a eles a oportunidade de alcançarem bolsas de estudos nas principais escolas de ballet e contratos com companhias de dança internacionalmente renomadas. Além da competição, o YAGP oferece workshops, masterclasses e palestras educativas, proporcionando aos bailarinos uma experiência enriquecedora tanto no palco quanto fora dele.
A EFG em Artes Basileu França é uma unidade pública de ensino profissionalizante ligada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e, desde 2021, é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Por: Redação
Foto: Cinthia Oliveira