Pontífice argentino rezou diante do túmulo de Pedro e foi aplaudido por fiéis; recuperação de pneumonia impede participação na missa
O papa Francisco fez uma rara aparição pública neste sábado (19) ao visitar a Basílica de São Pedro, no Vaticano, horas antes da tradicional Vigília Pascal. De cadeira de rodas e acompanhado pelo enfermeiro Massimiliano Strappetti, o pontífice entrou pela chamada “Porta das Orações”, próxima à Casa Santa Marta — sua residência oficial — e permaneceu no templo por alguns minutos, em oração silenciosa diante do túmulo de Pedro.
A presença de Francisco comoveu os fiéis, que o aplaudiram por cerca de 15 minutos. Embora tenha participado da celebração de forma simbólica, ele não presidirá a missa da Vigília Pascal neste ano, devido à recuperação de uma pneumonia que o deixou hospitalizado por quase 40 dias.
Após a oração, o Papa subiu pelo elevador próximo à escultura da “Pietà”, de Michelangelo, e foi levado à sacada interna da basílica, a mesma de onde os pontífices costumam dar a bênção “Urbi et Orbi” — à cidade e ao mundo — nas celebrações de Páscoa e Natal.
Francisco retornou à Casa Santa Marta logo em seguida. Segundo o Vaticano, sua intenção é ainda pronunciar a bênção “Urbi et Orbi” no domingo (20), mas a decisão dependerá do estado de saúde do Papa na manhã da celebração.
A missa de Páscoa será presidida pelo cardeal Angelo Comastri, vigário-geral emérito para a Cidade do Vaticano, mantendo a tradição da principal celebração cristã, que relembra a ressurreição de Jesus Cristo.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Vatican News