Deputado bolsonarista usa imagem de Moraes como pontífice para provocar ministro e recebe críticas de fiéis nas redes sociais
O deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) provocou revolta nas redes sociais nesta segunda-feira (21) ao fazer piada com a morte do Papa Francisco, anunciada poucas horas antes. Em sua conta oficial, o parlamentar bolsonarista publicou uma imagem criada por inteligência artificial que mostra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), vestido como o novo pontífice.
“Moraes deu 24 horas pra ser nomeado o próximo papa”, escreveu Gayer na legenda da postagem, feita por volta das 13h. A publicação, até o momento, não foi apagada.
A atitude do deputado foi duramente criticada por católicos, inclusive por seguidores alinhados ideologicamente a ele. Muitos apontaram desrespeito com o luto da comunidade religiosa e criticaram o uso da imagem do Papa como instrumento de provocação política.
“Sou de direita, conservador, bolsonarista, admiro o seu trabalho, mas não brinque com morte, principalmente com a do Papa. Vai causar revolta entre os católicos. Repense”, escreveu um seguidor.
Outro internauta afirmou: “Para nós, católicos, é como se tivéssemos perdido um pai hoje. E você escolhe fazer piadinha de quinta série. Espero que Deus tenha piedade da sua alma”.
“Dá muita tristeza assistir ‘piadas’ num momento de tanta dor para os católicos. Gente má, que só usa o nome de Jesus em vão, pois empatia e respeito, ensinados por Cristo, vocês não conhecem”, disse uma usuária.
Até o fechamento desta reportagem, o deputado não havia se pronunciado sobre as críticas. A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) ainda não comentou a publicação.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados