Ex-presidente recebeu notificação judicial sobre ação penal ligada à tentativa de golpe, após aparecer ao vivo direto do leito hospitalar
Mesmo internado na UTI após uma cirurgia no intestino, o ex-presidente Jair Bolsonaro foi formalmente intimado nesta quarta-feira (23) a responder criminalmente no Supremo Tribunal Federal (STF). A ação está relacionada à tentativa de impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, investigada como trama golpista.
Bolsonaro é um dos réus do chamado “núcleo 1”, cujas denúncias foram aceitas pela Primeira Turma do STF após análise da Procuradoria-Geral da República (PGR). A entrega da intimação a Bolsonaro foi adiada devido ao seu estado de saúde, mas ocorreu após ele realizar uma live de dentro da UTI, fato que chamou a atenção do Supremo.
Com a formalização da ação penal, ele e os demais acusados passam a responder por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa, e dano ao patrimônio público. A fase atual do processo permite a indicação de testemunhas e coleta de novas provas.
A próxima etapa será o julgamento, ainda sem data definida. Se condenado, Bolsonaro poderá enfrentar uma pena que ultrapassa os 30 anos de prisão.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Instagram/@jairmessiasbolsonaro