O corpo do líder da Igreja Católica foi levado à Basílica de São Pedro, onde será velado por três dias. Fiéis se reuniram para a última homenagem ao pontífice
O Vaticano deu início nesta quarta-feira (23) ao velório do Papa Francisco, que faleceu aos 88 anos. A cerimônia de despedida começou às 9h, horário local (4h no Brasil), reunindo milhares de pessoas na Praça de São Pedro para se despedir do líder da Igreja Católica.
Durante 12 anos, Francisco se encontrava com fiéis todas as quartas-feiras para a tradicional audiência-geral. Desta vez, a manhã foi marcada por um momento solene e comovente: o início de sua última jornada.
A celebração foi conduzida pelo cardeal Kevin Joseph Farrell, responsável pelas cerimônias papais até a escolha de um novo pontífice. Ele iniciou os ritos religiosos aspergindo água benta sobre o corpo do Papa, ainda na Casa Santa Marta — residência escolhida por Francisco ao longo de seu pontificado.
O cortejo seguiu por cerca de 35 minutos, acompanhado pelo coral entoando salmos. O corpo de Jorge Mario Bergoglio foi levado por áreas internas do Vaticano, cruzando a Piazza Santa Marta e a Piazza dei Protomartiri Romani, passando sob o Arco dos Sinos, até chegar à imponente Praça de São Pedro, onde uma multidão de cerca de 20 mil pessoas aplaudiu e registrou o momento com celulares.
Logo em seguida, o corpo foi conduzido até o interior da Basílica de São Pedro pela entrada principal. O velório será aberto ao público até sexta-feira (25), com estimativa de receber cerca de 200 mil visitantes, entre eles chefes de Estado e autoridades religiosas. A basílica permanecerá aberta até a meia-noite nos dois primeiros dias e fechará às 19h no último dia.
Atendendo ao desejo expressado por Francisco em seu testamento, o sepultamento será realizado no sábado (26), na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma — uma igreja com forte simbolismo para o Papa, onde ele costumava rezar antes e depois de cada viagem internacional. O túmulo será simples, no chão, com apenas seu nome em latim gravado: Franciscus.
Ver esta publicação no Instagram
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Reprodução/Vatican News