Aliança entre os dois partidos cria a maior bancada da Câmara e confirma o nome do governador goiano como pré-candidato ao Planalto em 2026
O União Brasil e o Progressistas fecharam um acordo político e formarão uma federação partidária. Com 117 deputados federais, a nova aliança passa a ser a maior bancada da Câmara dos Deputados e já tem um nome definido para a corrida presidencial: o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
O anúncio oficial da federação está previsto para a próxima semana, mas lideranças dos dois partidos já confirmam os principais pontos do acordo. O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, que participou da reunião com o presidente do União Brasil, Antônio Rueda, e com o líder do Progressistas, Ciro Nogueira, destacou que a escolha de Caiado foi unânime.
“O governador Ronaldo Caiado vai ser lançado como candidato a presidente dessa coligação e deve iniciar julho com cerca de 10% das intenções de voto nas pesquisas. Ele é hoje o único nome consolidado e conta com uma bancada ampla e coesa no Congresso Nacional”, afirmou Mabel.
Com a federação, União Brasil e Progressistas unificam suas estratégias eleitorais até 2030, o que inclui disputas majoritárias e proporcionais. A escolha de Caiado para liderar a chapa presidencial marca uma tentativa da centro-direita de consolidar uma alternativa ao bolsonarismo e ao lulismo, buscando espaço entre eleitores conservadores e moderados.
A articulação também fortalece a posição de Caiado no cenário nacional e torna mais competitiva sua pré-candidatura, principalmente com o apoio de lideranças do Centrão e de governadores aliados.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Secom