Nomeação foi articulada pelo União Brasil e oficializada por Lula em cerimônia no Palácio do Planalto
O engenheiro Frederico de Siqueira Filho tomou posse nesta quinta-feira (24) como novo ministro das Comunicações, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. A nomeação foi feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), após articulação do União Brasil.
Siqueira, que comandava a Telebras, assume a pasta no lugar de Juscelino Filho, que deixou o cargo no início de abril após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) por supostas irregularidades no uso de emendas parlamentares.
A indicação de Siqueira foi construída por lideranças do União Brasil em reunião com o presidente Lula na quarta-feira (23). Participaram do encontro o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o ex-ministro Juscelino Filho e o líder da legenda na Câmara dos Deputados, Pedro Lucas Fernandes. A ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também esteve presente.
O novo ministro chega com o desafio de retomar projetos estratégicos para a área de conectividade e ampliar o acesso à internet em regiões remotas, além de manter o equilíbrio político entre os partidos da base do governo no Congresso.
A nomeação reforça a aliança entre o Planalto e o União Brasil, sigla que detém cargos-chave na Esplanada e tem sido peça importante nas negociações políticas da atual gestão.
Por: Genivaldo Coimbra
Foto: Ricardo Stuckert/PR